Santa Sé alerta contra rearmamento e defende confiança entre nações
- 04/02/2026
Papa Leão XIV pede para Estados Unidos e Rússia renovarem tratado contra uso de armas nucleares
O Papa Leão XIV fez, hoje, um apelo urgente pela renovação do tratado que limita armas nucleares entre Rússia e Estados Unidos. Ele também pediu orações pela Ucrânia e destacou a fraternidade como caminho de paz.
Reportagem de Adilson Sabará
Imagens da Reuters
Ao final da catequese, o Papa Leão XIV pediu que Rússia e Estados Unidos renovem o tratado ‘Novo Estado’, o último acordo internacional que limita armas nucleares estratégicas. Assinado em 2010, o tratado expira nesta quinta-feira, podendo encerrar décadas de controle formal sobre esses arsenais.
De acordo com o Santo Padre, a situação atual exige que se faça todo o possível para evitar uma nova corrida armamentista. O Pontífice pediu orações pelo povo da Ucrânia, que continua sofrendo com bombardeios e com o rigor do inverno. Segundo ele, a paz só será possível com diálogo, confiança mútua e compromisso global com o desarmamento.
Neste dia da fraternidade humana, o Papa Leão XIV afirmou que a fraternidade é mais forte que os conflitos e destacou o prêmio Zayed para a Fraternidade Humana 2026, que reconheceu o acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão.
Além do trabalho de Zarka e Aftali, defensora da educação de meninas no Afeganistão. O Prêmio, ressaltou o Pontífice, homenageia esses semeadores de esperança que constroem pontes, promovem o diálogo e fortalecem a solidariedade.
O post Santa Sé alerta contra rearmamento e defende confiança entre nações apareceu primeiro em Notícias.












